Olá Pessoal! Me chamo Luana, sou dona da página do perfil do Instagram PousaDicas, dou várias dicas administrativas e financeiras para todos os tipos de Hospedagem. Sou parceira da tripmood e eles abriram esse espaço para compartilhar esse conhecimento sobre o mundo financeiro focado para hospedagens, um tema relevante para quem trabalha ou vive de aluguéis.
Uma empresa, funciona igual o corpo humano, possuindo órgãos vitais e um deles é o coração, que é o órgão que faz o sangue percorrer para todos os outros órgãos. Em uma empresa o coração é a gestão financeira e o sangue é o dinheiro.
O dinheiro precisa estar em todas as áreas da sua empresa, fluindo em cada parte do corpo e se alguma parte fica sem sangue, vai dar problema! Não é assim com uma empresa?! Se faltar dinheiro para investir no marketing, não tem como chegar no cliente e não há venda. Se faltar dinheiro para pagar água e luz do seu imóvel, o cliente não tem como se hospedar. É o coração, ou seja, a gestão financeira é quem bombeia e dá forças para o dinheiro ir nas direções corretas dentro do seu negócio.
Mas afinal, o que é a gestão financeira?
É a área da empresa responsável por cuidar de tudo que está relacionado com o dinheiro, como lucro, despesa, imposto, investimento, etc. O objetivo é utilizar as finanças da melhor maneira possível para potencializar a sua rentabilidade, sendo extremamente importante em todas aspectos da vida, seja para sua vida pessoal quanto empresarial, sempre visando o crescimento financeiro.
“Mas será que é importante mesmo?”
Se o seu coração tiver algum problema, você vai ficar preocupado? Acho que sim, né?!
Se o seu financeiro estiver ruim, consequentemente o Lucro não está sendo suficiente e o seu negócio vai estar com os dias contatos!
O que é o LUCRO?
É a diferença entre a receita e a despesa dentro de um determinado período, sendo a receita tudo aquilo que você recebe menos as despesas que são seus custos e gastos.
Mesmo que você coloque para alugar apenas um apartamento, você gasta muito dinheiro para esse imóvel ficar alugado e deixar um ambiente em que o hóspede fique bem acomodado. São tantos gastos pequenos que talvez você nem perceba, como compra de papel higiênico, detergente, produtos com limpeza, internet, água, luz e todo o dinheiro que você investiu para deixar o seu imóvel daquele jeito.
Vamos exemplificar alguns tipos de despesas que você pode ter:
Despesas:
⦁ Pessoal
-Salário
-Pró-labore
⦁ Administrativas
-Telefone
-Internet
-Material de Limpeza
-Material de escritório
-Sistemas
⦁ Investimentos
-Enxovais
-Equipamentos
⦁ Impostos
-Federais
-Estaduais
-Municipais
⦁ Empréstimos
-Bancários
São diversos fatores que devem ser levados em conta para você chegar num resultado de LUCRO.
Todos esses itens devem ser analisados quando você está alugando um imóvel e isso serve para todos os tipos de hospedagem, seja casa de temporada, aluguel de apartamento, hostel, pousadas e hotéis.
É bem importante ter esses dados sempre anotados, estruturados em uma planilha ou sistema, pois com essas informações você consegue definir e analisar outros pontos importantes para a evolução do seu negócio, descobrir onde está errando e onde pode melhorar.
Sem o coração, o corpo não funciona!
Mas você não sabe como está a saúde do seu coração até checar com um especialista não é mesmo? Então se você leu até aqui ficou interessado em conhecer esse assunto profundamente para o seu negócio, aponte sua câmera no QR Code abaixo, nos siga no Instagram e vamos marcar uma sessão para analisar onde você pode melhorar e evoluir a sua hospedagem.
@Pousadicas – Luana Cardoso