Gestão financeira para meios de hospedagem

Por Administrador em 01/11/2022

Olá Pessoal! Me chamo Luana, sou dona da página do perfil do Instagram PousaDicas, dou várias dicas administrativas e financeiras para todos os tipos de Hospedagem. Sou parceira da tripmood e eles abriram esse espaço para compartilhar esse conhecimento sobre o mundo financeiro focado para hospedagens, um tema relevante para quem trabalha ou vive de aluguéis.



Uma empresa, funciona igual o corpo humano, possuindo órgãos vitais e um deles é o coração, que é o órgão que faz o sangue percorrer para todos os outros órgãos. Em uma empresa o coração é a gestão financeira e o sangue é o dinheiro.



O dinheiro precisa estar em todas as áreas da sua empresa, fluindo em cada parte do corpo e se alguma parte fica sem sangue, vai dar problema! Não é assim com uma empresa?! Se faltar dinheiro para investir no marketing, não tem como chegar no cliente e não há venda. Se faltar dinheiro para pagar água e luz do seu imóvel, o cliente não tem como se hospedar. É o coração, ou seja, a gestão financeira é quem bombeia e dá forças para o dinheiro ir nas direções corretas dentro do seu negócio.



Mas afinal, o que é a gestão financeira?

É a área da empresa responsável por cuidar de tudo que está relacionado com o dinheiro, como lucro, despesa, imposto, investimento, etc. O objetivo é utilizar as finanças da melhor maneira possível para potencializar a sua rentabilidade, sendo extremamente importante em todas aspectos da vida, seja para sua vida pessoal quanto empresarial, sempre visando o crescimento financeiro.


“Mas será que é importante mesmo?”


Se o seu coração tiver algum problema, você vai ficar preocupado? Acho que sim, né?!


Se o seu financeiro estiver ruim, consequentemente o Lucro não está sendo suficiente e o seu negócio vai estar com os dias contatos!



O que é o LUCRO?

É a diferença entre a receita e a despesa dentro de um determinado período, sendo a receita tudo aquilo que você recebe menos as despesas que são seus custos e gastos. 


Mesmo que você coloque para alugar apenas um apartamento, você gasta muito dinheiro para esse imóvel ficar alugado e deixar um ambiente em que o hóspede fique bem acomodado. São tantos gastos pequenos que talvez você nem perceba, como compra de papel higiênico, detergente, produtos com limpeza, internet, água, luz e todo o dinheiro que você investiu para deixar o seu imóvel daquele jeito.


Vamos exemplificar alguns tipos de despesas que você pode ter:


Despesas: 


⦁ Pessoal

-Salário

-Pró-labore


⦁ Administrativas

-Telefone

-Internet

-Material de Limpeza

-Material de escritório

-Sistemas


⦁ Investimentos 

-Enxovais

-Equipamentos


⦁ Impostos

-Federais

-Estaduais

-Municipais


⦁ Empréstimos

-Bancários


São diversos fatores que devem ser levados em conta para você chegar num resultado de LUCRO. 


Todos esses itens devem ser analisados quando você está alugando um imóvel e isso serve para todos os tipos de hospedagem, seja casa de temporada, aluguel de apartamento, hostel, pousadas e hotéis.


É bem importante ter esses dados sempre anotados, estruturados em uma planilha ou sistema, pois com essas informações você consegue definir e analisar outros pontos importantes para a evolução do seu negócio, descobrir onde está errando e onde pode melhorar.


Sem o coração, o corpo não funciona!


Mas você não sabe como está a saúde do seu coração até checar com um especialista não é mesmo? Então se você leu até aqui ficou interessado em conhecer esse assunto profundamente para o seu negócio, aponte sua câmera no QR Code abaixo, nos siga no Instagram e vamos marcar uma sessão para analisar onde você pode melhorar e evoluir a sua hospedagem. 



@Pousadicas – Luana Cardoso

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